sexta-feira, 29 de julho de 2011

Chamada para publicação Revista DAPesquisa

CHAMADA DE TRABALHOS
DAPesquisa – Revista do Centro de Artes da UDESC – ISSN: 1808-3129
Editor
Guilherme Sauerbronn de Barros
Conselho Editorial
Adriana Schneider Alcure (UFRJ)
Anita Prado Koneski (UDESC)
Cristina Capparelli Gerling (UFRGS)
Ida Mara Freire (UFSC)
Mara Rúbia Sant’Anna (UDESC)
Marcelo Gitirana Gomes Ferreira (UDESC)
Maria Brígida de Miranda (UDESC)
Regina Antunes (UFRGS)
Silvia Balesteri Nunes (UFRGS)
Valmor Beltrame (UDESC)
Viviane Beineke (UDESC)
Assessora de Edição
Ermita Pereira
Expediente
Missão: A revista DAPesquisa é um periódico eletrônico dedicado à produção
científica nas áreas de artes visuais, design, moda, música e teatro.
Periodicidade: Anual
Seções:
- Artigos
- Entrevistas
- Traduções
Normas de submissão
Artigos
Os artigos deverão ser inéditos e encaminhados com as seguintes características:
Formatação:
- Tamanho: de 3000 a 6000 palavras.
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- Formato .doc ou .rtf (até 5Mb).
- Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2 cm.
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
- Parágrafo: espaçamento 1,5; alinhamento justificado.
Texto: a primeira página do artigo deve conter:
- Título em português e em inglês.
- Resumo em português, com cerca de 150 palavras, alinhamento justificado,
contendo campo de estudo, objetivo, metodologia, resultados e conclusões.
- de três (3) a cinco (5) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português.
- Resumo em inglês (abstract), com cerca de 150 palavras, alinhamento
justificado, contendo campo de estudo, objetivo, metodologia, resultados e
conclusões.
- de três (3) a cinco (5) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em inglês.
Referências: As indicações das fontes entre parêntesis, seguindo o sistema autordata,
devem ser estruturadas da seguinte forma:
· Uma obra, com um autor: (MEYER, 1994, p.15)
· Uma obra, com dois autores (ou três): (COHEN; MANION, 1994, p.30)
· Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p.15-17)
As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem
alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).
Notas: todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar
comando automático do processador de textos : Inserir/Notas).
Imagens, diagramas, quadros, tabelas: na submissão, devem ser inseridos no
corpo do texto. Após a aprovação do artigo, as imagens devem ser enviadas
separadamente em arquivo .jpeg ou .tiff, com resolução mínima de 300 dpi.
Informações complementares: em separado, o autor deverá enviar uma página
com o título e a Área de interesse do artigo, seguido da identificação do(s)
autor(es) – nome completo, instituição à qual está ligado, cargo, endereço para
correspondência, fone, fax e e-mail.
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De modo a proteger o anonimato no processo de avaliação, no trabalho não
deverá constar o nome do(s)/da(s) autores/as, assim como o nome da
instituição onde desenvolve(m) atualmente suas atividades. Não deverá ser
feita nenhuma outra referência ao nome do/da autor/a no corpo do texto, nos
cabeçalhos ou notas de rodapé.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Entrevistas e Traduções:
A revista está aberta a outras modalidades de trabalho, tais como entrevistas e
traduções. Nestes casos, as submissões serão avaliadas pelo corpo editorial e
não estarão sujeitas às limitações de tamanho estabelecidas para os artigos.
Os originais devem ser encaminhados para a comissão editorial com as mesmas
características de formatação dos artigos.
Publicação:
Número 8 – novembro de 2011
Processo de avaliação:
O processo de avaliação dos artigos enviados para a Revista DAPesquisa é
realizado em duas etapas:
1. avaliação preliminar pelo Conselho Editorial, que examinará a adequação
do trabalho à linha editorial da revista;
2. consulta a pareceristas ad hoc.
Eventuais modificações serão solicitadas e efetuadas em consenso com o(s)
autor(es).
Prazo para envio de artigo: 27 de junho a 26 de AGOSTO de 2011.
O resultado da avaliação dos trabalhos será comunicado em 10 de OUTUBRO de
2010.
A versão definitiva (revisada) dos trabalhos aprovados deverá ser encaminhada
até 21 de OUTUBRO de 2010, impreterivelmente.
Declaração de Direito Autoral: Os direitos autorais dos artigos publicados neste
periódico são do(s) autor(es), sendo os direitos de primeira publicação cedidos
pelo(s) autor(es) para a Revista DAPesquisa.
Todos os trabalhos devem ser enviados por e-mail ao:
Editor DAPesquisa
Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros
e-mail: dapesquisa@gmail.com

terça-feira, 26 de julho de 2011

Video do XIII Congresso Mundial de Musicoterapia

Cybele Loureiro nos enviou esse link do video com alguns momentos do Congresso.
Para quem não pode estar lá vale a pena assistir.

http://www.youtube.com/watch?v=_FzWV5uBMKY&feature=youtu.be
Clara

domingo, 24 de julho de 2011

XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia

Chamada de Trabalhos
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia

Data: 28 a 30 de outubro de 2011

Local: Escola de Música – Universidade Federal de Minas Gerais (Campus Pampulha)
Av. Antonio Carlos 6.627, Belo Horizonte – MG, Cep: 31270-901
Fone: (31) 3409.4700

Realização: Curso de Música – Habilitação em Musicoterapia, Universidade Federal de Minas Gerais

Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Mt. Cybelle M. V. Loureiro (coordenação)
Prof. Ms. Mt. Renato Tocantins Sampaio (coordenação)
Esp. Mt. Ana Cristina P. Sampaio
Profa. Dra. Mt. Ana Maria A. Lana
Esp. Mt. Marina H. Freire

Apoio:
Escola de Música – Universidade Federal de Minas Gerais
União Brasileira de Associações de Musicoterapia
Instituto Avançado de Estudos Transdisciplinares – UFMG
Associação de Musicoterapia de Minas Gerais

Tema: A Pesquisa em Musicoterapia e suas implicações na Clínica, na Formação e na Construção da Carreira

Objetivos:
- Favorecer o encontro de musicoterapeutas pesquisadores e de pesquisadores de outras áreas com interesse na relação Música e Saúde a fim de promover intercâmbio e colaboração institucional
- Fomentar a produção científica na área de Musicoterapia
- Propiciar espaço para o debate e para a elaboração de propostas de ações relacionadas ao fomento à pesquisa, à relação da pesquisa com a formação em Musicoterapia e com a Prática Clínica e a outros temas relevantes.

Formato do Evento
O XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia privilegiará momentos para mesas redondas, debates e grupos de trabalho. Por este motivo, somente serão aceitas submissões de propostas de trabalhos a serem apresentados no formato painel, sendo que estes serão avaliados in loco e, os três trabalhos com melhor nota poderão ser apresentados também no formato de comunicação. Busca-se, com este formato, ampliar o tempo para o intercâmbio, a colaboração e as elaborações de propostas de ações coletivas para a melhoria da Pesquisa em Musicoterapia e, por extensão, para a melhoria da Formação, da Prática Clínica e do desenvolvimento da carreira de Musicoterapeuta.

Comissão Científica:
Prof. Dra. Mt. Cybelle Maria Veiga Loureiro (MG) (coordenação)
Prof. Ms. Mt. Renato Tocantins Sampaio (MG) (coordenação)
Profa. Ms. Mt. Carmen Lucia Vasconcelos (PE)
Prof. Ms. Mt. Clara Márcia Piazzetta (PR)
Profa. Dra. Mt. Cláudia de Oliveira Zanini (GO)
Profa. Dra. Mt. Cléo Monteiro França Correia (SP)
Prof. Ms. Mt. Gustavo Gattino (RS)
Profa. Ms. Mt. Laize Guazina (PR)
Profa. Dra. Mt. Lia Rejane Mendes Barcellos (RJ)

Normas para Submissão:
1. Informações Gerais
1.1. Somente serão aceitas submissões de trabalhos a serem apresentados no formato painel.
1.2. A submissão de trabalhos deverá ser realizada exclusivamente por meio de envio de arquivo com um resumo expandido ao endereço eletrônico cientifica.11enpemt@gmail.com no período de 20 de julho a 15 de agosto de 2011.
1.3. O arquivo com o resumo expandido deverá estar no formato word (.doc), rich text (.txt) ou portable document file (.pdf), com três a cinco páginas, não ultrapassando 6 MB de tamanho.
1.4. O texto deverá ser inédito (não publicado, não em processo de publicação, não apresentado em outros eventos).
1.5. A língua oficial do evento é o Português, porém também serão aceitos trabalhos em inglês e espanhol.
1.6. Ao submeter o trabalho para o XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia, o(s) autor(es) desde já autoriza(m), no caso do trabalho ser aceito, a sua inclusão nos Anais do evento, a serem confeccionados para o evento. Concorda(m), também, com pequenas alterações na formatação e/ou na correção textual (desde que não impliquem alteração de sentido no texto) eventualmente necessárias para a publicação.
1.7. O trabalho deverá ser submetido seguindo as orientações abaixo (ver item 2). O nome do(s) autor e sua(s) filiação(ões) serão retiradas do arquivo pela coordenação da comissão científica para que seja avaliação cega pelos membros desta comissão. Portanto, dever-se-á evitar, no corpo do texto, a menção de que alguma referência bibliográfica citada seja de autoria do(s) próprio(s) autor(es). (Deve-se evitar a menção de que a autoria do trabalho anterior é do próprio proponente)
1.8. Ao submeter o trabalho para, o(s) autor(es) está aceitando as normas aqui mencionadas.

2. Corpo do trabalho
2.1. O trabalho submetido deverá estar no formato de um resumo expandido, contendo:
2.1.1. Título – máximo de 15 (quinze) palavras, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, centralizado.
2.1.2. Autor (es) – SOBRENOME, Nome. No caso de mais de um autor, o autor principal deverá ser o primeiro da lista.
2.1.3. Filiação do(s) Autor(es) – Instituição à qual o autor está filiado.
2.1.4. Endereço eletrônico (e-mail) do autor principal
2.1.5. Resumo – máximo de 250 (duzentos e cinquenta) palavras, contendo as ideias principais presentes no texto, incluindo objetivos, metodologia, resultados e breve discussão.
2.1.6. Palavras Chave – três a cinco palavras chave, separadas por ponto e vírgula.
2.1.7. Introdução – pequena revisão sobre a temática no qual o trabalho está inserido, apresentando, também, o contexto geral do trabalho.
2.1.8. Objetivos – indicação, de forma sucinta, dos principais objetivos do trabalho.
2.1.9. Metodologia – indicação das metodologias de pesquisa utilizadas no trabalho para alcançar os objetivos propostos.
2.1.10. Resultados e Discussão – apresentação dos resultados obtidos e relação com o corpo do conhecimento disponível. Eventualmente, poderão ser utilizados elementos gráficos (tabelas, gráficos, ilustrações etc.) essenciais à boa compreensão do texto.
2.1.11. Conclusão – apresentação sucinta das principais conclusões e/ou considerações finais.
2.1.12. Referências Bibliográficas – somente deverão ser incluídas as referências efetivamente utilizadas e citadas no texto, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
2.2. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
2.3. As citações de artigos e livros no corpo do texto deverá utilizar o formato autor-data.
2.4. Caso sejam utilizados elementos gráficos (tabelas, gráficos, ilustrações etc.), eles deverão ser inseridos como imagem no próprio arquivo em gradações de preto (300 dpi) e, também, enviados como arquivo de imagem (.jpg, .bmp ou .gif) em separado, na mesma mensagem que o arquivo de texto. Tais elementos deverão ser numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de, no máximo, 2 linhas (quando necessário).
2.5. Caso necessário utilizar nomes de notas musicais, as iniciais dos nomes deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi, Fá etc.). Para símbolos como sustenido, bemol e outros deverá ser utilizada a fonte BACH, que está disponível para download no sítio .

3. Orientação para confecção do Painel
3.1.A confecção do painel e o transporte para o evento serão de total responsabilidade do seu proponente.
3.2.O painel deverá ser confeccionado no tamanho 90 x 120 cm e deverá ser legível a cerca de um metro de distância.
3.3.A Universidade Federal de Minas Gerais, instituição sede do evento, disponibilizará suporte para afixação dos painéis.

4. Avaliação do Painel e Apresentação de Comunicação
4.1.A sessão de painéis será realizada no dia 29 de outubro (sábado), no período vespertino. Nesta sessão, serão apresentados os trabalhos submetidos que foram aprovados pela comissão científica do evento.
4.2.Os painéis serão, então, avaliados in loco por uma segunda comissão científica composta por pesquisadores (musicoterapeutas e de áreas afins) e receberão uma pontuação de zero a cem pontos.
4.3.Os três trabalhos com melhor nota na avaliação in loco serão convidados a serem apresentados como “comunicação” no plenário no dia 30 de outubro (domingo), no final do período matutino. A cada um dos três trabalhos premiados será concedido o tempo de 20 minutos para exposição. Após a apresentação dos três trabalhos, haverá tempo para perguntas e discussão com o plenário.



Para maiores informações sobre o evento, favor enviar mensagem para o endereço eletrônico 11enpemt@gmail.com

domingo, 3 de julho de 2011

I Fórum Nordestino de Musicoterapia e VIII Fórum Baiano de Musicoterapia

Boa Tarde!
Repasso as informações divulgadas por Leonardo Cunha.

I Fórum Nordestino de Musicoterapia e VIII Fórum Baiano de Musicoterapia que acontecerá aqui em Salvador, no Hotel Golden Park, dos dias 09 a 11 de Setembro de 2001.
Desejamos reunir musicoterapeutas, pesquisadores e profissionais de outras áreas que se dedicam aos estudos “em torno da música”, seus diversos usos, funções, práticas, discursos teóricos e campos de trabalho e investigação. Sabendo que a musicoterapia é um campo de ciência e aplicação, por definição, interdisciplinar, que envolve desde a perspectiva clínica, até as práticas sociais, educativas, ecológicas e de desenvolvimento pessoal, visamos construir neste fórum um saber que circule e que contribua com novos olhares a respeito do lugar da música em nossa sociedade.
Os trabalhos submetidos à análise deverão estar vinculados ao tema “Em torno da Música: Usos, Funções, Campos e Discursos”, o que envolve desde contribuições à musicoterapia e ao campo da musicologia e suas interfaces, bem como interfaces entre as práticas artísticas e as ciências humanas e da saúde.
MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE www.asbamt.com