domingo, 12 de fevereiro de 2012

Chamada de Trabalhos - 14º Fórum de Musicoterapia da AMT-PR


Chamada de trabalhos para o 14º Fórum da Associação de Musicoterapia do Paraná

Normas de Envio
Os trabalhos para o 14º Fórum da Associação de Musicoterapia do Paraná “Musicoterapia nas Políticas Públicas” poderão ser submetidos na modalidade de comunicação oral dos dias 10 de fevereiro a 17 de março de 2012. No caso de coautoria será necessário que pelo menos um dos autores faça a inscrição para o evento. No entanto só receberão o certificado de apresentação os autores e coautores que estiverem no Fórum. Cada trabalho poderá ter no máximo quatro autores. Serão aceitos no máximo dois trabalhos por inscrição.
Os trabalhos de comunicação oral podem estar dentro de duas categorias:
a) Estudos teóricos/ensaios: análise de temas e questões fundamentadas e argumentadas teoricamente, levando a contribuições teóricas e/ou práticas na área. Os artigos nesta modalidade devem deve ser estruturados em: introdução, desenvolvimento e considerações finais.
b)  Artigos baseados em pesquisa: investigações baseadas em dados empíricos, recorrendo à metodologia da pesquisa, em que devem ser explicitados a introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão, além da filiação acadêmica e órgão financiador (quando houver). No caso de pesquisas envolvendo seres humanos solicitamos que o autor (es) referenciem o número do registro no CONEP/SISNEP no artigo.
Os artigos completos no caso de estudos teóricos/ensaios e artigos baseados em pesquisa devem ser enviados para o correio eletrônico anais.forum.amtpr@gmail.com sob o título de e-mail “submissão de trabalho”, em dois arquivos: em dois arquivos, um no formato ‘DOC’ (compatível) com identificação dos autores e outro no formato ‘PDF’, sem identificação dos autores.  O título de cada arquivo eletrônico deve referir o título do trabalho submetido. O(s) autor (es) deve(m) manter seu arquivo original para as eventuais modificações sugeridas pelos pareceristas. O(s) autor (es) deve(m) enviar os trabalhos já com a devida revisão ortográfica e sintática, com especial atenção à Reforma Ortográfica. No arquivo com identificação do(s) autor (es) deverão ser citados a filiação acadêmica (ou profissional) e endereço eletrônico para correspondência. No caso de pôster deve ser enviado só o resumo.  Os autores residentes fora do Brasil devem observar as mesmas regras de submissão. Os artigos podem ser escritos em língua portuguesa ou espanhola e devem ser inéditos.

1. Normas de Formatação dos artigos para Comunicação Oral

  • Título do artigo em negrito e centralizado;
  • Nome do autor e coautores completos (e por extenso); com nota de rodapé com mini-currículo (identificação da Instituição, local de trabalho, o endereço eletrônico para acesso no Currículo Lattes;);
  • Ter entre 8 páginas a 12 páginas;
  • Conteúdo do trabalho: resumo, abstract, introdução, referencial teórico, objetivos, metodologia, desenvolvimento, conclusões e referências;
  • Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 palavras-chave;
  • Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; as citações (tamanho 10), alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm;
  • No caso de tabelas, gráficos, partituras e desenhos não deve exceder a 3 (três) e só poderão ser publicados em P&B ( preto e branco);
  • As citações e referências bibliográficas devem estar dentro das normas da ABNT;

2. Normas para apresentação oral dos trabalhos enviados

  • As sessões de apresentações orais serão realizadas no dia 23 de junho no período da tarde;
  • Cada participante terá até 20 (vinte) minutos para apresentação e 5 minutos para responder perguntas;
  • Os apresentadores receberão mensagem por meio de e-mail informando local, data e horário da apresentação;
  • Será disponibilizado datashow e microcomputador com Windows XP Professional e Office 2007;
  • Para as apresentações preparadas com Power Point, sugere-se a utilização de fundo escuro nos slides, pois isso facilitará a visualização em ambientes com relativa luminosidade. Salvar o arquivo da apresentação em versões compatíveis com o Windows XP professional e Office 2007;


4. Conselho Editorial

Os Anais do 14º Fórum da Associação de Musicoterapia do Paraná a tem um Conselho Editorial formado por pesquisadores na área da Musicoterapia pertencente a diversos centros acadêmicos do Brasil e do exterior

Claudia Zanini (GO)
Clara Marcia Piazzetta (PR)
Cléo Monteiro França Correio (SP)
Laize Guazina (PR)
Leonardo Mendes Cunha (BA)
Gustavo Gattino (RS)
Jônia Maria Doza Messagi (PR)
Juanita Esvala ( Colômbia)
Rolando Benenzon (Argentina)
Rosemyriam Cunha (PR)
Sheila Volpi (PR)
Marco Antônio Carvalho Santos (RJ)

5. Comissão Editorial:
Camila Gonçalves
Iara Del Padre Iarema
Noemi N. Ansay
Mariana Arruda



sábado, 11 de fevereiro de 2012

I Curso de Neuromusicoterapia na Reabilitação – online

I Curso de Neuromusicoterapia na Reabilitação – online


As Instituições responsáveis são o IINEURO- Instituto Integrado de Neurociências e Methods- Pesquisa e Consultoria em Saúde- Ltda.
O curso básico será ministrado por neuromusicoterapeutas com formação em Musicoterapia Neurológica pela Academy of Neurologic Music Therapy do Center for Biomedical Research in Music – Colorado State University/USA. Contaremos também com material de musicoterapeutas, neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e neuropsicólogos.
Abaixo outras informações sobre o curso de Neuromusicoterapia 2012.

PROGRAMA CURSO NEUROMUSICOTERAPIA- Módulo Básico

Temas:

Neurociências e musicoterapia

Sistema nervoso central: aspectos gerais

Principais doenças neurológicas: noções gerais

Pesquisa em Neuromusicoterapia

Neuromusicoterapia Baseada em Evidências

Metas e objetivos em neuromusicoterapia

Escalas e Testes de rastreamento em exame neuropsicologico.

Reabilitação em Neuropsicologia

Neuromusicoterapia na Reabilitação

Reabilitação da Fala e Linguagem.

Neuromusicoterapia e reabilitação da fala

Reabilitação Motora

Principais doenças neurológicas que comprometem a motricidade

Neuromusicoterapia na Reabilitação Motora

Discussão de casos clínicos


Carga horária: 80 horas

Período: Maio a Outubro de 2012

Modalidade a Distância

O I Curso de Reabilitação em Neuromusicoterapia, foi desenvolvido para musicoterapeutas e alunos de musicoterapia que por motivos pessoais, distância do trabalho, dificuldades de horários desejam estudar este tema tão relevante na nossa atualidade, podendo desfrutar dos benefícios proporcionados por essa modalidade de curso.

A periodicidade de envio das aulas serão quinzenais, podendo o material ser acessado via site livremente.

O tempo aproximado de material de leitura é de 7 horas cada aula, que pode ser dividido entre os 14 dias antes de iniciar uma nova modalidade de estudo.

O material das aulas, dúvidas e sugestões serão discutidas nos foruns.

Em um período mensal serão enviados trabalhos práticos e avaliações sobre o tema proposto no mês. Todas as atividades serão avaliadas a distância.

Certificado

Conforme programação o certificado do I Curso de Neuromusicoterapia- Online será envido pelo Instituto Integrado de Neurociência- IINEURO e Methods- Pesquisa e consultoria em saúde Ltda e será entregue após envio de todas as atividades avaliativas e pelo menos 70% de presença em aulas virtuais.

Maiores Informações:

e-mail: neuromusicoterapia@gmail.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Revista Brasileira de Musicoterapia agora com Qualis

XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia Lançamento da Revista nº 11 de Musicoterapia

Car@s colegas

Comunico a todos que na última semana saiu o resultado do WEBQUALIS - CAPES,(http://qualis.capes.gov.br/webqualis/) onde a Revista Brasileira de Musicoterapia foi incluída na lista da área de Artes-Música (anexada) com classificação B4. As publicações são incluídas a partir dos relatórios dos Programas de Pós-Graduação de cada área (COLETA CAPES).Ainda temos muito a fazer para melhorar nossa classificação, mas já é um começo.


Parabéns a todos que trabalharam e apoiaram o trabalho dos musicoterapeutas ao longo dos anos para que a Revista permanecesse sendo uma publicação cientifica qualificada dentro nosso campo de conhecimento.



Atenciosamente

Noemi N. Ansay
Comissão Editorial da Revista