domingo, 24 de julho de 2011

XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia

Chamada de Trabalhos
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia

Data: 28 a 30 de outubro de 2011

Local: Escola de Música – Universidade Federal de Minas Gerais (Campus Pampulha)
Av. Antonio Carlos 6.627, Belo Horizonte – MG, Cep: 31270-901
Fone: (31) 3409.4700

Realização: Curso de Música – Habilitação em Musicoterapia, Universidade Federal de Minas Gerais

Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Mt. Cybelle M. V. Loureiro (coordenação)
Prof. Ms. Mt. Renato Tocantins Sampaio (coordenação)
Esp. Mt. Ana Cristina P. Sampaio
Profa. Dra. Mt. Ana Maria A. Lana
Esp. Mt. Marina H. Freire

Apoio:
Escola de Música – Universidade Federal de Minas Gerais
União Brasileira de Associações de Musicoterapia
Instituto Avançado de Estudos Transdisciplinares – UFMG
Associação de Musicoterapia de Minas Gerais

Tema: A Pesquisa em Musicoterapia e suas implicações na Clínica, na Formação e na Construção da Carreira

Objetivos:
- Favorecer o encontro de musicoterapeutas pesquisadores e de pesquisadores de outras áreas com interesse na relação Música e Saúde a fim de promover intercâmbio e colaboração institucional
- Fomentar a produção científica na área de Musicoterapia
- Propiciar espaço para o debate e para a elaboração de propostas de ações relacionadas ao fomento à pesquisa, à relação da pesquisa com a formação em Musicoterapia e com a Prática Clínica e a outros temas relevantes.

Formato do Evento
O XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia privilegiará momentos para mesas redondas, debates e grupos de trabalho. Por este motivo, somente serão aceitas submissões de propostas de trabalhos a serem apresentados no formato painel, sendo que estes serão avaliados in loco e, os três trabalhos com melhor nota poderão ser apresentados também no formato de comunicação. Busca-se, com este formato, ampliar o tempo para o intercâmbio, a colaboração e as elaborações de propostas de ações coletivas para a melhoria da Pesquisa em Musicoterapia e, por extensão, para a melhoria da Formação, da Prática Clínica e do desenvolvimento da carreira de Musicoterapeuta.

Comissão Científica:
Prof. Dra. Mt. Cybelle Maria Veiga Loureiro (MG) (coordenação)
Prof. Ms. Mt. Renato Tocantins Sampaio (MG) (coordenação)
Profa. Ms. Mt. Carmen Lucia Vasconcelos (PE)
Prof. Ms. Mt. Clara Márcia Piazzetta (PR)
Profa. Dra. Mt. Cláudia de Oliveira Zanini (GO)
Profa. Dra. Mt. Cléo Monteiro França Correia (SP)
Prof. Ms. Mt. Gustavo Gattino (RS)
Profa. Ms. Mt. Laize Guazina (PR)
Profa. Dra. Mt. Lia Rejane Mendes Barcellos (RJ)

Normas para Submissão:
1. Informações Gerais
1.1. Somente serão aceitas submissões de trabalhos a serem apresentados no formato painel.
1.2. A submissão de trabalhos deverá ser realizada exclusivamente por meio de envio de arquivo com um resumo expandido ao endereço eletrônico cientifica.11enpemt@gmail.com no período de 20 de julho a 15 de agosto de 2011.
1.3. O arquivo com o resumo expandido deverá estar no formato word (.doc), rich text (.txt) ou portable document file (.pdf), com três a cinco páginas, não ultrapassando 6 MB de tamanho.
1.4. O texto deverá ser inédito (não publicado, não em processo de publicação, não apresentado em outros eventos).
1.5. A língua oficial do evento é o Português, porém também serão aceitos trabalhos em inglês e espanhol.
1.6. Ao submeter o trabalho para o XI Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia, o(s) autor(es) desde já autoriza(m), no caso do trabalho ser aceito, a sua inclusão nos Anais do evento, a serem confeccionados para o evento. Concorda(m), também, com pequenas alterações na formatação e/ou na correção textual (desde que não impliquem alteração de sentido no texto) eventualmente necessárias para a publicação.
1.7. O trabalho deverá ser submetido seguindo as orientações abaixo (ver item 2). O nome do(s) autor e sua(s) filiação(ões) serão retiradas do arquivo pela coordenação da comissão científica para que seja avaliação cega pelos membros desta comissão. Portanto, dever-se-á evitar, no corpo do texto, a menção de que alguma referência bibliográfica citada seja de autoria do(s) próprio(s) autor(es). (Deve-se evitar a menção de que a autoria do trabalho anterior é do próprio proponente)
1.8. Ao submeter o trabalho para, o(s) autor(es) está aceitando as normas aqui mencionadas.

2. Corpo do trabalho
2.1. O trabalho submetido deverá estar no formato de um resumo expandido, contendo:
2.1.1. Título – máximo de 15 (quinze) palavras, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, centralizado.
2.1.2. Autor (es) – SOBRENOME, Nome. No caso de mais de um autor, o autor principal deverá ser o primeiro da lista.
2.1.3. Filiação do(s) Autor(es) – Instituição à qual o autor está filiado.
2.1.4. Endereço eletrônico (e-mail) do autor principal
2.1.5. Resumo – máximo de 250 (duzentos e cinquenta) palavras, contendo as ideias principais presentes no texto, incluindo objetivos, metodologia, resultados e breve discussão.
2.1.6. Palavras Chave – três a cinco palavras chave, separadas por ponto e vírgula.
2.1.7. Introdução – pequena revisão sobre a temática no qual o trabalho está inserido, apresentando, também, o contexto geral do trabalho.
2.1.8. Objetivos – indicação, de forma sucinta, dos principais objetivos do trabalho.
2.1.9. Metodologia – indicação das metodologias de pesquisa utilizadas no trabalho para alcançar os objetivos propostos.
2.1.10. Resultados e Discussão – apresentação dos resultados obtidos e relação com o corpo do conhecimento disponível. Eventualmente, poderão ser utilizados elementos gráficos (tabelas, gráficos, ilustrações etc.) essenciais à boa compreensão do texto.
2.1.11. Conclusão – apresentação sucinta das principais conclusões e/ou considerações finais.
2.1.12. Referências Bibliográficas – somente deverão ser incluídas as referências efetivamente utilizadas e citadas no texto, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
2.2. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
2.3. As citações de artigos e livros no corpo do texto deverá utilizar o formato autor-data.
2.4. Caso sejam utilizados elementos gráficos (tabelas, gráficos, ilustrações etc.), eles deverão ser inseridos como imagem no próprio arquivo em gradações de preto (300 dpi) e, também, enviados como arquivo de imagem (.jpg, .bmp ou .gif) em separado, na mesma mensagem que o arquivo de texto. Tais elementos deverão ser numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de, no máximo, 2 linhas (quando necessário).
2.5. Caso necessário utilizar nomes de notas musicais, as iniciais dos nomes deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi, Fá etc.). Para símbolos como sustenido, bemol e outros deverá ser utilizada a fonte BACH, que está disponível para download no sítio .

3. Orientação para confecção do Painel
3.1.A confecção do painel e o transporte para o evento serão de total responsabilidade do seu proponente.
3.2.O painel deverá ser confeccionado no tamanho 90 x 120 cm e deverá ser legível a cerca de um metro de distância.
3.3.A Universidade Federal de Minas Gerais, instituição sede do evento, disponibilizará suporte para afixação dos painéis.

4. Avaliação do Painel e Apresentação de Comunicação
4.1.A sessão de painéis será realizada no dia 29 de outubro (sábado), no período vespertino. Nesta sessão, serão apresentados os trabalhos submetidos que foram aprovados pela comissão científica do evento.
4.2.Os painéis serão, então, avaliados in loco por uma segunda comissão científica composta por pesquisadores (musicoterapeutas e de áreas afins) e receberão uma pontuação de zero a cem pontos.
4.3.Os três trabalhos com melhor nota na avaliação in loco serão convidados a serem apresentados como “comunicação” no plenário no dia 30 de outubro (domingo), no final do período matutino. A cada um dos três trabalhos premiados será concedido o tempo de 20 minutos para exposição. Após a apresentação dos três trabalhos, haverá tempo para perguntas e discussão com o plenário.



Para maiores informações sobre o evento, favor enviar mensagem para o endereço eletrônico 11enpemt@gmail.com

2 comentários:

  1. Fico feliz de ver que os musicoterapeuta seguiram o cominho da pesquisa.
    Abraços,
    Clarice Moura Costa

    ResponderExcluir
  2. É UMA PENA, SOBRETUDO NO RJ, QUE A CLASSE AINDA ESTEJA TÃO DESUNIDA!
    PROBLEMAS DE ATUALIZAÇÃO NOS SITES E SERVIÇOS DA ASSOCIAÇÃO, FALTA DE INFORMAÇÃO EM TODAS AS ESFERAS(ACADÊMICA E FUNCIONAL), HIERAQUIAS QUE SE PORTAM DE FORMA "INTOCADA" DELIMITAM TROCAS DE IDÉIAS E EXPERIÊNCIAS,CRIANDO E ELEVANDO, AO MAIS ALTO PEDESTAL, OS CÉLEBRES "FABRICANTES DE ARTIGOS", E NÃO MUSICOTERAPÊUTAS, NO SENTIDO REAL.

    ASSIM, O QUE SE SENTE É UMA TREMENDA VAGAREZA NO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO.


    ESPERO QUE MINAS (ESSE ESTADO FANTÁSTICO E EDUCADO) TENHA A SENSIBILIDADE DE PONTUAR ESSAS QUESTÕES E DAR UM SHOW, COMO SEMPRE FAZ, DE HUMILDADE E COMPETÊNCIA!


    ESTAREMOS JUNTOS!


    A.B.J

    ResponderExcluir